O Facebook tem três tipos de APIs , vou mostrar cada uma delas e descrever em um breve resumo sua finalidade, vamos iniciar falando um pouco da necessidade de ter várias APIs, como o Facebook tem 1.4 bi de usuários imagina como seria uma única API para poder passar diversos tipos de interação com a rede social um exemplo bem amplo seria um desenvolvedor de sites ou App para Smartphone o mesmo não precisa ficar lendo ou quebrando a cabeça com documentações desnecessárias ele simplesmente vai buscar a API que mais atende suas necessidade.
Atlas API:
A primeira API que vamos falar vai ser a Atlas API ela foi desenvolvida para atender uma um público que está mais focado no ramo empresarial, esta API tem como função fazer integração com os seguintes dados da plataforma como campanhas de ads, dados de relatórios, negócios da conta business dentro do facebook e gerenciamento de anúncios.
Mas como sabemos cada uma das APIs tem suas particularidades e esta não estaria de fora ela conta um uma relação entre vários objetos no ecossistema Atlas.
Abaixo tem um diagrama que mostra o funcionamento da relação desta API, é bem fácil de entender.
Graph API:
A API Graph é a principal forma de obter dados de dentro da plataforma do Facebook. É uma API baseada em HTTP de baixo nível que você pode usar para consultar dados, gerenciar anúncios, envio de fotos e uma variedade de outras tarefas que um aplicativo pode precisar fazer. Atualmente na versão 2.5 que esta totalmente interligada com as outras API do Facebook por sua facilidade de consulta e agilidade nos processos de manipulação dos dados.
A API Graph foi nomeado após a idéia de um “gráfico social” – que tem como propósito mostrar todos os dados da rede social através de sua API com isto ela é representada por alguns componentes como:
- nós – basicamente “coisas” como um Usuário, uma foto, uma página, um comentário.
- bordas – as conexões entre essas “coisas”, como fotos de uma página ou de um Fotografia de um Comentários
- campos – Informações sobre aquelas “coisas”, como o aniversário de uma pessoa, ou o nome de uma página
A API Graph é baseado em HTTP, por isso funciona com qualquer linguagem que tem uma biblioteca HTTP. Isso significa que você também pode usar a API Graph diretamente no seu navegador.
Abaixo um exemplo da estrutura do Graph:
Marketing de API:
Marketing API como o próprio nome já diz ela esta totalmente voltada para integração com marketing na rede social, hoje em dia muitas empresas precisam de agilidade para gerenciar anúncios e campanhas e esta API veio para facilitar o trabalhos dos desenvolvedores junto com a API Graph que trabalham juntas para dar o melhor resultado.
Facebook Marketing de APIs estão disponíveis para desenvolvedores para a gestão e programação a compra de Facebook & Instagram Ads. O Facebook fornece três níveis de acesso às APIs de marketing, como descrito abaixo os desenvolvedores podem solicitar a atualização seu nível de acesso depois de conhecer os critérios, conforme descrito neste documento.
Cada nível de acesso tem certas restrições, descritos na tabela. Além disso, ele é necessário para todos os desenvolvedores de seguir todas as outras políticas da plataforma.
Eae gostou do assunto abordado, ficou com dúvidas ? então não existe deixe seu comentário terei o prazer em responder.
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