Para um programador/desenvolvedor o ambiente de desenvolvimento tem que ser levado a serio para que todos os tipos de prevenção seja feita em seu código antes de ir para produção, então porque não usar um sistema que vai permitir de ter o mesmo ambiente de produção no desenvolvimento.
Estou falando do Vagrant que é uma ferramenta que permite que criemos rapidamente ambientes virtuais para fazermos testes, desenvolvimento ou provisionamento de ambientes utilizando as soluções de virtualização mais comuns como o Virtualbox e o VMWare, sendo também compatível com os principais provedores cloud como AWS, Rackspace e Digitalocean. Além disto, é realmente mágico.
Outro aspecto bacana é que você tem a portabilidade de criar e recriar esses ambientes em qualquer lugar de forma simples e descomplicada bastando apenas ter a ‘receita mágica’ do vagrant.
No vídeo acima você pode conferir como é instalado e configurado o meu ambiente de desenvolvimento PHP, no caso não vou passar os detalhes de como fazer a máquina virtual com Vagrant este assunto fica para os próximos vídeos.
Alguns comando básicos do Vagrant que você precisa saber para poder manipular a sua máquina virtual.
PS: Todos os comandos do Vagrant tem que ser feito dentro do diretório a onde se encontra o arquivo de configuração Vagrantfile.
Para você criar uma Máquina virtual completamente nova para que possa personaliza-la do jeito que bem entender você vai utilizar este comando;
Vagrant init
Para iniciar a máquina virtual;
Vagrant up
Para desligar a máquina virtual;
Vagrant halt
Para recarregar uma máquina virtual (reboot);
vagrant reload
Para suspender uma máquina virtual;
vagrant suspend
Para fazer resume de uma máquina virtual suspensa;
vagrant resume
Para verificar o status de uma máquina virtual;
vagrant status
Para acessar sua máquina virtual;
vagrant ssh
Para destruir a máquina virtual, apagando ela do seu disco;
vagrant destroy
Para outros comandos e ajuda;
vagrant help
Depois que comecei a trabalhar com Vagrant ganhei agilidade nos processos de efetuar testes, desenvolvimento e criações de diversos cenários que meu sistema possa rodar. Sistema de virtualização esta ai para ser utilizado usufrua dele ao seu favor. Se tiver qualquer tipo de dúvida ou quiser saber mais de como funciona o Vagrant e sus possibilidades deixa ai nos comentários vou ter o imenso prazer de tentar sanar suas dúvidas.
Links dos Programas e arquivos utilizados.
Baixar minha máquina virtual com Vagrant (clique aqui)
Vou ficando por aqui, espero que ambiente de desenvolvimento PHP com vagrant, te ajude você como está me ajudado vlw e até a próxima.
Deixe seu comentário aqui:
Sobre o Autor
Veja Também:
Artigos Relacionados